top of page

Países adotam medidas tributárias para combater a crise econômica deflagrada pela Covid-19

  • Foto do escritor: Aguila Advogados
    Aguila Advogados
  • 13 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de abr. de 2020



Diversas nações têm criado pacotes de ajuda econômica para combater a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Levantamento exclusivo feito pelo Núcleo de Tributação do Centro de Regulação e Democracia do Insper mostra lista com 166 medidas tributárias adotadas em 43 países.

As ações de governos concentram-se sobretudo em tributos relacionados à renda e ao consumo, correspondendo, respectivamente, a 39,8% e 36,75% do total. Na Alemanha, por exemplo, ficou decidida a renúncia, até o fim deste ano, de medidas para fazer cumprir o pagamento de tributos vencidos. Já a Coreia do Sul optou por isentar pequenas empresas do pagamento de IVA, além de conceder incentivos para quem trocar de carro mais cedo.



Quando analisado o tipo da medida, metade delas refere-se à postergação do pagamento de tributo. Peru e Polônia estenderam em um mês o prazo para quitação de imposto de renda. No Reino Unido, por sua vez, existe a possibilidade de prorrogá-lo por seis meses.

Ainda sobre a natureza das ações, redução de carga tributária aparece em seguida, com 15,7%. Trata-se do caminho seguido pela Noruega, que diminuiu temporariamente de 12% para 7% a alíquota do imposto aplicado a cinemas, transporte público, serviços de acomodação em hotel, museus e parques de diversão.



Entre os locais analisados também estão, entrou outros, Bélgica, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Itália, Japão, Portugal, Suécia e Suíça.

O levantamento foi realizado pelos pesquisadores Breno Vasconcelos, Lorreine Messias, Thais Shingai e Letícia Sugahara, sob coordenação de Vanessa Canado.

Confira no levantamento completo feito pelo INSPER as principais bases de tributação alteradas e os tipos de medidas implementadas.


Para saber mais sobre as medidas adotadas pelo Brasil, baixe nossos informativos sobre as medidas de enfrentamento aos efeitos do covid-19.


Fonte: Insper


Comments


bottom of page